O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país, e 70% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos. Como iniciativa para redução do consumo de energia, em 2009 entrou em vigor a portaria nº 553 que estabelece níveis mínimos de rendimentos para máquinas e equipamentos.
Para motores elétricos o nível mínimo de rendimento é o IR2 (Índice de Rendimento 02). Desta forma, fabricantes de máquinas e consumidores finais devem utilizar produtos que atendam, ao menos, a este nível de rendimento. Em complemento à lei, em 2013 foi revisada a Norma NBR 17094-1 que especifica os valores mínimos de rendimento para duas classes de produtos: IR2 e IR3.
Ao longo de sua trajetória de sucesso, a WEG preocupa-se em minimizar os custos operacionais na indústria. Desde 1990 lança linhas de motores elétricos com rendimentos acima dos padrões de mercado, para que a energia seja utilizada da melhor forma possível, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. Além do IR2 e IR3 exigidos pela norma, a WEG disponibiliza as linhas IR4 Super Premium e IR5 Ultra Premium que excedem os valores de norma.